Mantenha um bom tone ou timbre


Você está feliz com seu timbre ? Você soa bem ? Seu Timbre assassina sua inspiração ?

Se você respondeu sim a alguma das perguntas acima, certamente você precisa rever os ajsutes de sua guitarra ou contrabaixo. Felizmente tudo isto tem solução. Com as dicas abaixo, com certeza você soará muito melhor.

Mantenha-um-bom-timbre-guitarra
As perguntas que continuam martelando em nossas cabeças são: Como timbrar a guitarra ? Como regular um amplificador de guitarra ?

6 dicas especiais sobre timbres de guitarra famosos que nuca te contaram !


1- Troque suas cordas !
Você toca seu instrumento regularmente ? Provavelmente suas cordas já perderam o brilho. Use cordas de guitarra ou contrabaixo novas sempre que puder e você vai se surpreender como rapidamente sua guitarra volta à vida. Você terá um som com mais harmônicos naturais, mais brilho e tonalidade cristalina.

2- Equalize seu amplificador !

O equalizador de seu amp (Grave, Médios, Agudos) pode oferecer diferentes variações tonais. A melhor maneira é experimentando sempre.

Para fazer isso temos de têr um ponto de partida. Inicialmente defina os Graves, Médios e Agudos todos entre 10 e 12 horas. Em seguida, toque seu instrumento por alguns minutos para que você possa sentir/ouvir o que precisa ser adicionado ou diminuído.

Se o som estiver muito brilhante, diminua o nível de agudos, se não há graves suficientes ou sente o som magro, aumente os graves, se o som estiver sem presença, aumente o nível de médios, se estiver muito presente, diminua os médios, isto não é receita, você precisa experimentar.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

3- Afine seu instrumento através de um afinador eletrônico !

Nossos ouvidos são traiçoeiros, treine-os todos os dias. Muitas pessoas lhe ouvem de modo errado quando seu instrumento está mal afinado os acordes soam mal. Lembre-se: não há como tocar sua guitarra, contrabaixo ou violão se o mesmo não estiver afinado perfeitamente.

Se você toca ao vivo ou com banda em estúdios, um bom pedal de afinação ou Clip Tuner é necessário. Obs: quando tocando com um pedal de distorção e sua guitarra estiver mal afinada, soará muito ruím, tenho visto e ouvido muito isso atualmente.

4- Ajuste o botão de Volume e Tone em seu instrumento !

Como já falado anteriormente em: "7 dicas para um bom timbre", isto altera seu timbre imensamente, use-os sempre. O controle de Tom e Volume podem realmente fazer milagres ao seu timbre, passe um tempo se divertindo com eles.

5- Adicione um pouco de Reverb !

Um amp por vezes pode fazer o seu tone/timbre da guitarra se tornar muito seco aos ouvidos. Adicionando um pouco de reverberação, pode realmente melhorar/molhar um pouco seu timbre, quase como se estivesse tocando em disco ou ao vivo. Novamente: experimente para saber a quantidade que ficará bom aos seus ouvidos e ao ouvido dos outros.

6- Pratique, Pratique, Pratique, e Pratique mais ainda !

Você pode têr um excelente pedalboard (set) ou central de efeitos (FX), mas se você não pratica o suficiente, ele pode se tornar um Fenômeno Poltergeist. Por outro lado, um outro instrumentista pode soar muito melhor que você com um SET muito inferior ao seu. Porque isso acontece ? A resposta é bem simples : PRÁTICA ! Praticar execução é fundamental. Músicas mal executadas acabam com o humor de qualquer um e sempre fazem você soar como se fosse sempre um amador. Você é bom, então tente soar bem !!!

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !