Praticando mais Guitarra e Baixo


Praticar, Estudos, Rotinas, e mais...

Se você é como a maioria dos músicos (isto me inclui) e você às vezes se sente frustrado com sua guitarra, contrabaixo ou violão, você quer dominar algumas técnicas de guitarra, mas não tem tempo livre, sente-se sem energia, você olha adiante e pensa: "Nunca vou tocar guitarra como fulano de tal ele já nasceu com aquele dom !"

Não é verdade, você precisa definir alguns objetivos e realmente executá-los se quiser atingir níveis melhores. Se você estiver realmente determinado a alcançar essas metas, certamente conseguirá. Tocar guitarra ou contrabaixo melhor exige algum tempo e dedicação tal como qualquer outra coisa, não há atalhos a tomar...
guitarratecnica.com - Praticar, Estudos, Rotinas, e mais...
Infelizmente, muitos instrumentistas como guitarristas e contrabaixistas têm idéias erradas sobre ter uma rotina de treino ou prática eficiente e eficaz na guitarra ou contrabaixo assim como eu tinha. Outros tentaram por um tempo, mas não se adaptaram ou levaram adiante, ou, na maioria das vêzes tinha um plano ineficaz.

Vamos rever alguns conceitos abaixo:
  • Praticar guitarra e contrabaixo é chato, não há diversão nisso - FALSO ! 
  • Comecei a têr uma agenda de prática de guitarra ou contrabaixo para tocar, mas era difícil cumpri-la - FALSO ! 
  • Treinos de guitarra ou contrabaixo são muito rígidos, restringe ou inibe minha criatividade - FALSO ! 
  • Adoro tocar guitarra e contrabaixo aleatóriamente e isto tem me tornado um músico muito melhor - FALSO ! 
  • Rotinas práticas de guitarra e contrabaixo simplesmente não funcionam, eu posso progredir sem uma - FALSO ! 
  • Eu não posso praticar as mesmas coisas na guitarra ou contrabaixo , da mesma forma a cada dia - FALSO !

Agora, pense nisso:
  • A verdade é: que treinando guitarra ou contrabaixo do modo errado você tocará errado, praticando do modo correto, você poderá transformar totalmente sua musicalidade e sua criatividade em um curto período de tempo. Basta imaginar quanto melhor você será alcançando pelo menos alguns de seus objetivos musicais.
  • Praticar guitarra, violão ou contrabaixo  não é a mesma coisa que aprender guitarra, e isto não irá prejudicar a sua criatividade, porque você está ganhando as ferramentas/conhecimento para se tornar mais criativo em tudo.
  • Não é chato praticar aquilo que se relaciona diretamente com as coisas que você deseja alcançar como músico ou aprender guitarra do modo correto. Praticar o mesmo exercício por 30 minutos é chato, é por isso que você não deve criar este tipo de treino. Crie um plano que funcione, e não um que vai aborrecê-lo .
  • Você não precisa gastar todo o seu tempo de treino de guitarra, violão ou contrabaixo com um horário fixo, se você só tem 90 minutos para tocar guitarra, invista 45 a 60 minutos para treinar ou praticar e o resto do tempo livre para tocar ou aprender na guitarra o que quiser. 
As melhores rotinas de prática de guitarra, violão ou contrabaixo não são as mesmas a cada dia. Uma rotina de exercícios deve ser eficaz, eficiente e flexível. Isso não significa que você não terá tempo para se divertir, ser criativo, e desfrutar de apenas tocar. A única diferença é que agora você notará como você progride muito mais rápido. Uma das formas de pensar em uma rotina de treinos eficiente é você pensar como se estivesse na escola, pois nós aprendemos na escola que ninguém nasceu sabendo e sim temos de estudar e praticar aquilo que queremos alcançar; e, mais importante: leva algum tempo se você está partindo do zero, ou seja ainda está dando os primeiros passos. Ainda somos humanos, primeiro aprendemos a engatinhar, depois andar e depois correr !

Praticando--Guitarra-ContraBaixo
Conheça o MP3 Audio Drums

"9 passos para criar sua própria rotina de prática na guitarra"

  1. Deixe claro quais são seus objetivos a LONGO PRAZO. Tenha cuidado com as distrações, você começa a teinar uma coisa e derepente para e começa outra sem terminar a primeira, isto é uma pegadinha de nosso cérebro. Pense a longo prazo, prática de guitarra, violão ou contrabaixo leva tempo, mas quanto mais treinar mais rápido atinge seus objetivos.
  2. Equilibre seus pontos fortes e fracos. Procure transformar seus pontos fortes em Super Forças e apenas "trabalhar nos pontos fracos que são realmente importantes" para seus objetivos . Há vários temas sobre este assunto na internet.
  3. Seja realista com você mesmo sobre quanto tempo você pode praticar guitarra, violão ou contrabaixo todos os dias. Como mencionado acima, você pode e deve têr tempo livre "em sua agenda para aprender, praticar, ou fazer outras coisas com seu instrumento fora de seu regime de treino.
  4. Você precisa de 100% de certeza que realmente conhece todos os elementos musicais que são necessários para alcançar seus objetivos de longo prazo, e precisa ser claro sobre quais destes elementos são as prioridades no momento.
  5. Ao contrário da crença popular, a criatividade pode ser ensinada, aprendida e praticada. Sempre incluir o desenvolvimento da criatividade em sua rotina de treino ou trabalhar nisto, pelo menos no seu tempo livre. Senão só poderiam tocar pessoas que fossem criativas o tempo todo ? Sem chances !
  6. Dedicação é a chave do seu sucesso ! Não se esqueça de adicionar tempo para trabalhar nas suas habilidades, mesmo que você não domine-as ainda ! Dedique-se !
  7. Não crie o mesmo horário para cada dia da semana, sua agenda deve ser baseada no maior período de tempo livre que possuir. Um dia sempre será melhor que o outro até que isto se estabilize e então os dias serão iguais e melhores.
  8. Crie 2 ou 3 diferentes tipos de rotina para sua guitarra, violão ou contrabaixo. Só mude para o próximo passo quando se sentir confortável com o primeiro.
  9. Não esqueça de mantêr coerência em seus estudos, não adianta praticar JAZZ se você tocará ROCK. Você precisa ser fluente no que tocará.

"Baixe grátis o e-Book 31 acordes essenciais"

O que vem a seguir: ficar melhor e mais fácil tocar. Se você acha que é difícil matêr o foco sobre seus objetivos pare e veja o que está errado. Nunca é tarde para aprender nada !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !