Conhecendo seu Pedalboard


Coloque um pouco de ordem em seu pedalboard

Com tantos pedais de efeitos por aí, como saber em que ordem eles devem estar ? Eric Johnson e Jimi Hendrix usaram seu wah-wah em primeiro lugar na cadeia de pedais de guitarra.
guitarratecnica.com - Coloque um pouco de ordem em seu pedalboard

Carlos Santana coloca um Tube Screamer antes de seu wah-wah. Muitos artistas quebram as "regras" para obter sons diferentes. Não há um conjunto de "regras" para definir a ordem dos seus pedais de efeitos, porém existem alguns padrões a seguir.

O primeiro padrão coloca o wah-wah em primeiro lugar, em seguida os pedais de distorção, seja ele fuzz, overdrive ou distortion, então modulações por último.

Outro padrão muda o overdrive/distortion/fuzz e pedal de filtro de lugar um com o outro. Eu mesmo uso meu MXR Phase 90 depois do booster e antes do drive.

Há dois padrões alternativos que podemos nos basear

A primeira alternativa - coloca o compressor em primeiro lugar, logo a seguir filtros, a seguir distortions e modulações por último.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

A segunda alternativa - coloca em primeiro lugar o wah-wah, depois compressor, filtros, distortions e modulações por último.

A regra padrão que parece ser a base inicial é o seguinte: colocar equalizadores e filtros em primeiro, boosters e distortions em segundo, e modulações em último. Com este padrão o som da guitarra é equalizado e filtrado antes de distorcer e modulado por último.

Não há realmente nenhuma ordem perfeita numa cadeia de pedais. É consenso entre especialistas testar o que você tem, tentar todas as combinações que você pode, e ficar com o que soa melhor pra você.

Um pedal de overdrive para guitarra pode não funcionar numa determinada posição na cadeia de efeitos, mas pode produzir um melhor som em outra posição na cadeia, assim como um pedal de distorção.

Com toda a informação que está na internet, você pode encontrar os setups de pedais de guitarra que seus ídolos usam. Muitos destes artistas não ficam com o mesmo set-up sempre, mudam muitas vezes.

Pesquisar pedalboards de seus ídolos é uma boa idéia de começar a desenvolver o seu timbre, eu mesmo fiz e faço isso sempre, além de ser divertido aprender guitarra, aprende-se muito com pesquisas.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !