Como conseguir mais velocidade tocando guitarra


9 dicas para aumentar a velocidade na guitarra

Este é um assunto muito delicado, porém, conseguir aumentar velocidade tocando guitarra não é apenas para um expert em shred ou um nerd se preferir. Paul Gilbert, Yngwie Malmsteen, Edu Ardanuy, etc.. nenhum deles nasceu com esta habilidade, tocar rápido.
9 dicas para aumentar a velocidade na guitarra

Uma vez que sua velocidade aumente, todo o seu estilo de tocar mudará. Seus dedos vão ficar mais leves e mais flexíveis, e você vai ganhar mais liberdade e confiança em seu modo de tocar. É uma habilidade importante para trabalhar e se mantêr, mas é preciso treino.

Aumentar a sua velocidade vem com vários obstáculos, vitórias, frustrações, altos e baixos, muita paciência e trabalho duro serão necessários.

Mas não desanime, tudo tem haver com prática e igualmente importante "a maneira correta de praticar". Apenas praticando um monte de horas não significa que você conseguirá aumentar sua velocidade se você não praticar da maneira certa.

1 - Pratique Lento:
Todo mundo sabe disso, mas quase ninguém tem paciência de praticar devagar. Todos querem sempre tocar tão rápido quanto puder logo da primeira vêz, só que para tocar rápido precisamos aprender a tocar lento primeiro !

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Não ignore essa regra ou você vai se tornar um guitarrista desleixado e tocando sujo (se você não sabe o que é tocar sujo, pode parar aqui). Comece devagar e gradualmente vá subindo de velocidade.

Tenha boa postura de sua mão que toca a escala e dê atenção redobrada a seu modo de palhetar. Não suba a velocidade até que você possa tocar cada nota bem clara, correta e confortável, você não precisa lutar com a guitarra, precisa tocar relaxado.

2 - Use Palhetada Alternada:
A técnica de velocidade mais utilizada para aumentar a velocidade na guitarra é a técnica de palhetada alternada. Eu e meu irmão usamos desde que começamos a tocar guitarra nos anos 80, nunca mudamos até hoje.

Existem outras técnicas de palhetar, bem como economy picking e sweep picking, mas a palhetada alternada é a mais comum e cria um certo som que é diferente de outras técnicas, e é a que eu me adaptei melhor.

3 - Use Metrônomo:
Para aprender a tocar "preciso" e obtêr o nível que deseja, você precisa aprender a tocar com um metrônomo.

Comece com uma nota por batida (1 BMP). Regule o metrônomo na velocidade mais confortável pra você (lento) e pratique neste modo até se sentir muito confortável, quando estiver muito confortável, acelere o metrônomo não mais do que 2 beats. exemplo: metrônomo está definido em 30 bpm, suba para 32 bpm, desta forma você ainda se sentirá confortável, mas precisará aumentar sua velocidade. Aqui estão alguns metrônomos para você usar gratuítamente.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

4 - Evite Tensão:
Ao tentar tocar guitarra mais rápido os dedos e mãos provavelmente ficarão mais tensos. A tensão reduz a velocidade enquanto você pratica guitarra. Treine tocar relaxado nas baixas velocidades e conseguirá tocar guitarra mais rápido e relaxado também.

Eu mesmo era muito tenso e treinei bastante para tocar relaxado. Esteja ciente disto o tempo todo enquanto você treinar velocidade na guitarra. Evite qualquer tensão em outras partes do corpo, como os pulsos, braços, mãos, ombros e costas. Todos eles têm um efeito sobre o seu treino de velocidade.

5 - Pratique Para Ultrapassar seus Limites:
Uma vez que conseguir tocar lento, claro, correto e confortavelmente, você pode tentar tocar sua guitarra mais rápido.

Às vezes até um pouco mais rápido do que você pensa que pode tocar. Compare-se a um fisiculturista: às vezes quer tentar levantar alguns pesos um pouco mais pesados do que está acostumado para tentar ultrapassar seus limites.

Você notará que quando voltar para o treino lento ele estará bem mais fácil, assim como o fisiculturista achará os pesos anteriores bem mais leves. A mesma coisa funciona para o treino de velocidade.

Às vezes você precisa aumentar o bpm em seu metrônomo e ir além um pouquinho mais rápido do que você está acostumado, afim de ultrapassar seus limites. Obs: Você ainda precisa praticar lento, porque praticando lento faz você aprender a tocar claro e preciso.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

6 - Analise Seu Modo de Tocar - Sempre:
Analise seu modo de tocar a cada treino. Anote suas observações. Estude sua mão esquerda e direita. Em que está errando ?

Procure exercícios novos ou soluções para reparar os erros na guitarra. Exemplo: Se sente que seus dedos são lentos ou estão presos, crie ou procure exercícios para eles.

7 - Grave-se Quando Puder:
Outra ótima maneira de ver o que você está realmente fazendo (analisar) e como você está fazendo (progresso) é gravando-se a cada treino ou uma vez por semana.

Você realmente terá um olhar mais sério sobre seu modo de tocar. Você ouvirá coisas que você provavelmente não ouviria só tocando.

É uma maneira excelente de ver seu progresso. Se puder filmar, filme, e verifique sua postura de mãos e braços.

8 - Pratique Regularmente:
Aumentar a velocidade não é uma coisa da noite para o dia. Pode levar meses ou até anos de prática, porém, se você trabalhar no aumento de velocidade você vai obtêr resultados bastante rápidos e dentro de umas poucas semanas você vai se tornar muito mais rápido e flexível do que você já foi antes, junto com uma gama de benefícios.

Pratique diariamente baixo ou guitarra por meia hora a uma hora de forma a conseguir resultados rápidos. Se você não tem esse tempo para o treino diário de velocidade, treine o tempo que der, mesmo assim você terá grandes resultados também.

O importante não é apenas o quanto você pratica, mas a forma como você pratica ou treina. Tenha isso em mente.

9 - Vídeos:
Assista algumas vídeo aulas para se espelhar em seus ídolos e nunca tenha vergonha de perguntar coisas a alguém que saiba mais do que você.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !