Como se aquecer antes de tocar guitarra


Se você não se aquece antes de tocar guitarra, repense seus conceitos

Eu gosto de observar, também gosto de lêr, leio basicamente sobre tudo que me atrai momentâneamente ou não. Eu sempre faço algumas Jams com amigos, além de me dar muito prazer, mantem-me sempre tocando guitarra.
aquecer-antes-de-tocar-guitarra
Tenho reparado a algum tempo que 95% de meus amigos músicos, não importa o que toquem, não possuem uma rotina de aquecimento antes de tocar guitarra.

Nós todos sabemos que a técnica  de guitarra adequada é importante para tocar e para manter-se bem tocando. No entanto, um aspecto que eu notei observando os meus próprios amigos e amigos de meus amigos é a falta de uma verdadeira rotina de aquecimento antes de tocar guitarra.

Eu notei que as pessoas apenas tocam acordes (baixe o ebook grátis) perto do nut por alguns minutos, e depois vão direto tocar partes complexas e a música inteira direto. Isso pode levar a lesões (tendinites).

Você realmente precisa se aquecer antes de tocar guitarra ou tocar contrabaixo, assim como precisa se aquecer antes de praticar qualquer esporte, isso é normal.

4 dicas essencias muito fáceis de você inserir como rotina diária


ALONGAMENTO NA GUITARRA:

1. Antes mesmo de tocar guitarra, alongue as mãos e os braços. Tocar guitarra envolve mais do que apenas os dedos e pulsos; antebraço, cotovelo e ombros, também entram no jogo. Não se esqueça deles !

EXERCÍCIOS FÍSICOS:

2. Se você estiver em um ambiente frio, alongue-se durante uns 10 minutos pelo menos, faça exercícios de aquecimento de seus dedos e corpo após alongar-se. Você já deve ter notado como é difícil mover seus dedos quando se está com frio. Se você tocar violão, guitarra ou contrabaixo direto sem aquecimento, você pode colocar força adicional sobre os músculos e tendões. Stress nunca é bom.


Uma dica que um médico me deu é: aquecer-me sem procurar fonte de calor para tal. Aquecer-me naturalmente, pois a rápida alteração de temperatura não garante a aceleração do fluxo sanguíneo em seus dedos e tendôes.

GANHAR VELOCIDADE NA GUITARRA:

3. Comece se aquecendo na escala da guitarra perto do corpo da guitarra, violão ou contrabaixo (tons mais altos), há menos distância entre trastes.Você não precisará fazer alargamentos enquanto estiver frio e se aquecendo. Tocando guitarra perto do corpo pela primeira vêz permitirá que as suas mãos se movam em distâncias menores até que você se aqueça gradativamente e ganhe velocidade na guitarra ou contrabaixo.

EVOLUINDO AOS POUCOS:

4. Não há necessidade de tocar guitarra rápido durante o aquecimento. Tome o tempo que desejar. Normalmente, este período de aquecimento pode durar de 20 a 30 minutos (ou mais). Recentemente li uma entrevista onde o Michael Angelo Batio afirmava levar cerca de uma hora para ficar totalmente aquecido. A mesma teoria se aplica a nós também.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !