Treinar mais e sentir-se motivado sempre


Por quê progrido devagar na guitarra ?

Treine para os dias que não esteja motivado.

Tornar-se um bom músico leva milhares de horas e muitos anos de prática a fio.


Guitarra Frustrado

A maioria dos músicos têm um alto nível de motivação inicialmente (e ego maior ainda), mas se não conseguem progresso imediato de seus esforços seu nível de motivação começa a declinar muito rápido e a queda é grande.


Por outro lado, se veem bons resultados consistentes e mensuráveis ​​de suas sessões de prática, os seus níveis de motivação continuam a crescer mais e mais.

Treinar ou praticar demanda esforço acima do normal e pode nos deixar frustrados, afinal a tarefa pode ser repetitiva em demasiado, mas podemos criar alguns atalhos mentais para ajudar a ficar mais prazeiroso.


Eu recebi o e-mail abaixo há cerca de 1 mês atrás e achei muito interessante...

"Oi Luiz... meu amigo e eu começamos a têr aulas ao mesmo tempo e no mesmo dia. Nós dois praticamos as mesmas coisas juntos, porém, noto que o progresso dele é muito maior do que o meu. Sua técnica e modo de tocar são melhores do que o meu em um rítmo muito mais acelerado. Eu também progrido, só que exige muito esforço de minha parte e me desanimo logo. Às vezes me pergunto se eu preciso treinar mais horas por dia (umas 10 horas pelo menos) mas ele só precisa de 1 hora por dia. Eu não tenho tempo para dedicar 10 horas por dia, eu trabalho... minha mão direita , a que segura a palheta; está emperrada. O que eu posso fazer para melhorar ou progredir mais rápido ?

O principal fator acima, o que me chamou bastante atenção (está em negrito) foi o autor do e-mail reportar que : "me desanimo logo".


Eu lhe retornei o e-mail no mesmo dia com alguns conselhos (e exercícios) que me deram no passado pois simplesmente achei que o mesmo se sentia desmotivado, frustrado. Isso acontece comigo até hoje e lá se vão mais de... deixa pra lá o tempo que eu já toco !!!
  • Não estabeleça metas muito altas de início. 
  • Idealize seus objetivos e imagine o quanto feliz você vai se sentir uma vez que esses objetivos sejam alcançados, mesmo que pequenos. Imagine-se a tocar do jeito que você quer daqui a alguns anos. 
  • Aprenda partes de outras músicas que vão lhe ajudar em sua própria composição, afinal é pra isso que você estuda não é ? O que importa é sua música e feeling. 
  • Se você está inseguro com as coisas que você está praticando, pratique outras. 
  • Procure um professor (outro) pra te ajudar, leia, fale com músicos mais experientes e diferentes. 
  • Não se isole, outros músicos podem lhe clarificar um monte de coisas e te mostrar modos diferentes da mesma coisa. 
  • Verifique o que é chato em suas seções de prática ou estudo e estude só o que te dá prazer neste momento, depois você retorna as "partes chatas" quando estiver mais motivado pessoalmente. Você precisa motivar-se ! 

Eu mesmo treino coisas que demoram meses até eu conseguir executar da forma correta e perfeita, isso é normal.

Não adianta martelar em cima de algo que nunca sai direito se você ainda não possui a técnica necessária a execução do mesmo.

1 - Foque aonde há dificuldade.
2 - Foque nas coisas que você têm facilidade para aprender.
3 - Foque nas sessões de treinos - fundamental.
4 - Não faça de seu amigo suas únicas metas, e evite comprarações...
5 - Treine Exercícios que possam te ajudar, mesmo que lhe digam o contrário.
6 - Faça anotações de seu progresso e metas.

Sei que você que enviou-me o e-mail deve têr lido este texto que complementa o que lhe respondi, espero ajudar a motivar outros também.

Não interessa aqui se você toca guitarra, baixo, violão ou qualquer outro instrumento, e sim, motivação !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !