Você comete alguns erros praticando guitarra ?


O que eu devo praticar na guitarra ?

Eu recebo muitos e-mails, mas não consigo responder todos (infelizmente), então, filtro-os por assunto e respondo por este Blog atingindo um maior número de usuários possível.
LEV Efeitos
Érrar é humano, persistir no erro...
Neste mês de março quase foi uma unanimidade a pergunta :

"O que eu devo praticar na guitarra ?"

Embora não existam regras oficiais sobre como "o que eu devo praticar na guitarra", existem direções que você pode (se quiser) seguir que são muito importantes para travar/direcionar sua mente para atingir certos objetivos ou suas metas. Eu poderia dizer que as habilidades que você almeja alcançar praticando guitarra estão divididas em duas categorias gerais:

"Fundamentos ou Teoria" e "Metas Específicas".

O que eu acho muito importante, e, geralmente sub-praticado ou sub-utilizado, são os Fundamentos ou Teoria Musical, sem essa base as metas que você deseja atingir se tornarão um pesadelo muito próximo, pois uma confusão mental será instaurada em pouco espaço de tempo em você. Recomendo estudar escalas, os modos gregos, intervalos e tons relativos. Isto não é tudo, mas ajuda muito entender a base da coisa toda... 

A categoria "Metas Específicas" parte do seguinte princípio: o que eu preciso praticar na guitarra é diferente de todos. Porém, a teoria ou fundamentos são de extrema importância para todos nós independentemente do estilo ou objetivos e é igual para todos. Muitos guitarristas já praticam várias técnicas de guitarra óbvias, tais como palhetada alternada, legato, hamerons e pulloffs , só para citar alguns... no entanto, negligenciam rítimo e base, e é lógico que o seu modo de tocar sofre muito como resultado.


Analisando isto tudo, praticando as seguintes áreas abaixo ajudarão você a melhorar drasticamente o modo como você pratica, e seu progresso na sua guitarra.

Treinar ouvidos e cérebro:

Reconheça os sons em seu cérebro e seja capaz de reproduzí-los tocando. Isto é complicado e deve ser treinado exaustivamente. Para começar a praticar treino de ouvido e cerébro, trabalhe na identificação de intervalos, progressões de acordes, escalas e rítmos, pode ser sozinho em seu quarto ou estúdio ou com um amigo. Apenas alguns minutos de treino por dia irá ajudá-lo a melhorar seu timbre e também fará você um músico muito mais expressivo, independentemente das metas específicas que você esteja tentando alcançar com seu instrumento.

Fraseado:

Esta área é uma das áreas mais importantes no seu "eu". Refere-se ao modo como você aborda ou como você toca determinados licks, frases inteiras ou escalas. Pode-se dizer: "Como" você toca algumas notas, ao invés de "O que". Muitos guitarristas se concentram e perdem muito tempo em técnica de guitarra e violão, velocidade, etc... a fim de melhorar o seu modo de tocar guitarra, porém, muito pouco tempo é gasto ou alocado para melhorar seu fraseado, bends e vibrato. Exemplos de como praticar o seu fraseado podem incluír a prática de tocar a mesma frase usando diferentes técnicas. Praticar estas áreas ajuda muito o seu som próprio e desenvolver seu estilo pessoal.

Conhecer o braço de seu instrumento:

Sempre que me perguntam sobre o que eu pratico e como eu pratico diáriamente, o tema da consciência do braço da guitarra sempre vem a minha cabeça. A habilidade de conhecer o braço de seu instrumento refere-se a saber exatamente onde todas as notas no braço da guitarra estão, e sermos capazes de visualizar as escalas que tocamos ou tocaremos, acordes e intervalos, em qualquer chave e em qualquer posição do braço da guitarra violão ou contrabaixo. Assim como treinar seus ouvidos é muito importante, conhecer o braço de seu instrumento vai melhorar muito o modo como você se aproxima de seu instrumento, tornando-o mais livre quando for improvisar .

A melhor maneira de saber o que você deve praticar para alcançar seus objetivos e melhorar seu modo de tocar é estudar com um bom professor que possa dizer-lhe em detalhes o que praticar na guitarra. Nesse meio tempo, praticando os fundamentos e metas irá ajudá-lo em musicalidade geral. Aproveite e baixe o PPP Plano Para Praticar que pode lhe ajudar a organizar seu treino e progresso diário.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !