Altura das cordas e captadores


Como você mesmo pode verificar e regular a altura das cordas e a altura dos captadores de sua guitarra, isto tudo de forma fácil e bem ilustrada.


Escrito por: Gilmourish.com
Altura das cordas:
Recomenda-se que em um braço estilo vintage as cordas graves devam ser dois milímetros sobre o braço (cerca de 5/64 polegadas) e as cordas agudas 1,6 milímetros (cerca de 4/64 de polegada) medindo-se pelo 12º - 17º traste.
altura-cordas-altura-captadores-guitarra

Afine sua guitarra e meça a altura entre cada corda sobre o traste 12 - 17. Ajuste a altura se for necessário, faça um ajuste minucioso da altura de cada carrinho/saddle da ponte.

Este ajuste pode ser demasiado baixo ou alto para alguns, mas é um bom ponto de partida para fazer seus próprios ajustes. Faça em uma corda de cada vez (caso sua ponte permita) e não se esqueça de afinar entre cada ajuste de modo que você veja, sinta e ouça a altura e tone desejado.

Cordas muito baixas podem causar algum trastejamento (isso também pode ser causado por trastes desgastados ou um braço muito curvado, ou até com falta de curva).

curvatura-braço
Curvatura do braço

Aproveite e leia: Como regular sua guitarra como um luthier !

Uma ação de cordas que é muito alta pode tornar difícil desempenhar adequadamente digitações mais rápidas e afetar a velocidade na guitarra; pode afetar também praticar escalas na guitarra, em contrapartida cordas altas podem vibrar muito mais. Encontre um ajuste que seja confortável a você, ao seu tato e a seus ouvidos.


De vez em quando você precisa verificar a curvatura do braço de sua guitarra. Dentro de cada braço há uma barra de metal chamada Tensor. Isso garante que o braço tenha a pressão e curvatura correta, caso contrário você terá uma entonação ruím e trastejamentos em seu instrumento.

tensor-guitarra
Ajuste do tensor
Esses desajustes são comuns e são causados por alterações de temperatura, umidade, mudanças de cordas, etc..., logo; sempre é preciso reajustar. Se não souber fazer ou não se sentir seguro, procure um Luthier ou Técnico em Guitarras.

Aproveite e leia: Como limpar uma guitarra como um luthier !

Altura do captador:
Recomenda-se que captadores estilo Vintage devam ser ajustados ligeiramente inclinados, com 2,4 milímetros entre o polo e as cordas graves e 2 mm entre o polo e as cordas agudas. Meça a altura, pressionando as cordas da guitarra no último traste rente ao corpo da guitarra.

Altura-das-cordas-e-captadores

Cordas graves:
Como você pode ver na foto acima, o captador está um pouquinho fora do escudo apenas. Quanto mais perto da ponte os captadores do meio e ponte são mais elevados, e estarão ainda mais fora do escudo, ou seja: mais altos.

cordas-agudas-cordas-graves

Cordas agudas:
Na foto acima vemos o lado agudo do captador. Você pode ver como ele está levemente mais alto no lado das cordas agudas do que no lado grave das cordas. Isto é proposital para poder balancear o volume das notas agudas e graves.

Quando você encontrar seu tone ou timbre perfeito, você precisa balancear a altura dos seus captadores ou levantar o polo dos captadores, de forma que o volume permaneça o mais nivelado possível entre eles. Use seu amplificador no modo clean para você têr certeza disso até que você nivele o volume entre eles. Não ajuste rapidamente para não perder o ponto de referência, faça aos pouquinhos.

Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

No entanto, este método só funciona se você preferir a altura das cordas padrão sugeridas pelos fabricantes de seu instrumento ou similar ao seu instrumento. Se as cordas estiverem muito baixas você vai perder muito das frequências mais baixas e ataque. Se forem muito altas, a tonalidade fica muito grave, com muito punch e comprimido, use seus ouvidos para encontrar seu ajuste pessoal.



Gilmourish.Com:
É escrito, desenhado e hospedado pelo entusiasta por Pink Floyd / David Gilmour e guitarrista "Bjørn Riis". Bjørn toca guitarra na banda de rock progressivo "Norwegain Airbag", e atua como David Gilmour na banda tributo "The Pink Floyd Experience".

Fonte deste artigo:
http://www.gilmourish.com/?page_id=810


Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !