Alcançar velocidade na guitarra


Você sabia que você pode tocar guitarra rápido na velocidade da luz, assim como seus ídolos ?


Como tocar guitarra na velocidade da luz em pouco tempo ? Hummm... Estudar com inteligência é primordial, você precisa escolher o tipo de técnica que irá usar, tal como alternate picking ou economy picking, ou até um mesclado de ambas, isto vale também para os tipos de guitarra. Para você tocar guitarra rápido é preciso primeiro que se aprenda alguns conceitos básicos sobre treinar guitarra e educação musical.

Como tocar guitarra rápido na velocidade da luz


Se você já leu alguns artigos por aqui, acredito que já tenha se familiriazado com algumas coisas. Mesmo assim vamos começar pelo mais difícil, comece a treinar guitarra tocando guitarra devagar, e somente após sentir-se confortável vá aumentando aos poucos a velocidade na guitarra.


Explica-se:

Utilize um metrônomo, pois irá lhe ajudar a aumentar muito a sua velocidade na guitarra e aprender guitarra corretamente, faça dele o seu escudeiro fiel. Tudo que aprendemos na vida se aprende por repetição.

Quanto mais você praticar guitarra técnica ou treinar guitarra, mais fácil será a execução do que você deseja tocar. Utilizando um metrônomo você marcará o tempo e os compassos musicais, desta forma você poderá aumentar a velocidade do exercício na guitarra ou contrabaixo.

Lembre-se sempre de mantêr seu som limpo praticando guitarra corretamente e sempre use um afinador de guitarra. Queremos tocar guitarra técnica limpo e claro, se praticar errado, tocará errado sempre, e reaprender é muito mais difícil que aprender; pense em educação musical.

Entenda que:

O estudo de guitarra técnica e velocidade na guitarra, deve concentrar-se em atingir exercícios específicos, acompanhados de prática de guitarra, ou seja: junto com um estudo de escalas deve haver um solo de guitarra por exemplo ou uma backing track para acompanhar posteriormente.

Há vários guitarristas que só sabem tocar exercícios. Não se esqueça de usar acordes de guitarra que caibam em diferentes escalas de guitarra.
   

Toque guitarra todos os dias:

Nada de guitarra virtual aqui, toque contrabaixo, violão ou guitarra todos dias. Você notará que todos os dias e horas gastas que dedicou aos treinos de guitarra valherão a pena. Entenda que muito mais valioso que tocar guitarra várias horas em apenas um dia, seria tocar 1 hora diariamente. Você conseguirá se superar a cada dia.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

Divida tudo que puder:

Qualquer coisa que aprendemos na vida deveria ser dividido em partes. Imagine um exercício na guitarra ou frase na guitarra com cerca de 50 notas.

Divida-o em 5 partes, cada uma com 10 notas, decore de 5 em 5 notas, desta forma você decora o exercício de guitarra ou frase de guitarra bem rápido tocando cada detalhe com perfeição, concorda ?


Intensidade e Consistência:

Você precisa descansar quando se sentir cansado, se treinar guitarra demais, digo em excesso, o efeito pode ser ao contrário, ao invés de progredir você se sentirá regredindo. Pratique guitarra diariamente para se sentir em forma.

Não fique muito tempo na mesmice executando a mesma coisa na guitarra, treine variações dos mesmos exercícios e algumas técnicas diferentes.


Interesse, Motivação e Foco:

Se você vê ou ouve notas de guitarra ou alguém tocar guitarra rápido, você se interessa em desenvolvimento de velocidade na guitarra imediatamente. Ouça seus ídolos diáriamente, mas não estabeleça metas que não possa alcançar. mantenha o foco em como ou aonde você deseja chegar.


Padrões ou Patterns na guitarra: 

Use padrões na guitarra, isto siginifica usar uma sequência de notas que se repetem pelo braço da guitarra ou escala da guitarra. Padrões facilitam a visualização das notas na guitarra e são muito  mais fáceis de memorizar. Todos os guitarristas do mundo usam padrôes em seus solos de guitarra ou contrabaixo. Vale muito a pena dedicar-se a este tipo de conceito.

ebook-Tons-Relativos


"6 dicas preciosas para começar a tocar solos de guitarra rápido na velocidade da luz"


1 - Segure a palheta da guitarra bem firme entre seus dedos e toque as cordas da guitarra somente com a ponta da palheta, quanto mais leve tocar com a palheta nas cordas da guitarra mais claro e rápido você tocará escalas de guitarra, licks de guitarra e solos de guitarra.

Quando se usa muita distorção em um pedal de distorção e toca-se com muita força as cordas da guitarra isto tudo vira uma confusão de barulhos apenas, cuidado !

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?

2 - Procure um luthier e baixe as cordas da guitarra até que cheguem a uma altura que você não precise de força para tocá-las. Se sua guitarra está regulada com hi-action, peça seu luthier que regule para low-action, talvêz você precise se acostumar com a nova altura e diminuir sua força, como já foi dito anteriormente.

3 - Aprenda a escala de guitarra maior e menor, não adianta aprender ou saber apenas a escala pentatônica. Também utilize padrões de 3 notas por corda. Você pode tocar rápido em escalas pentatônicas também, mas verá que padrôes com 3 notas por corda ainda é o padrão mais usado para se tocar escalas de guitarra rápido.

4 - Relaxe quando for tocar guitarra. Substitua a força pela leveza, todo guitar hero toca relaxado. Você precisa relaxar para tocar guitarra ou contrabaixo, você não precisa de força para tocar guitarra rápido. Volte ao número 1 aqui !

5 - Pratique sempre lentamente e aumente progressivamente a velocidade. Pergunte a qualquer um sobre isso, seu cérebro precisa decorar os caminhos, movimentos ou sequências antes, entende ?

6 - Para ganhar velocidade na sua palhetada de guitarra, mantenha seus dedos firmes e deixe o seu pulso fazer  a maioria dos movimentos. Esta parte é a mais difícil; executar movimentos precisos e sincronizados de forma a deixar seu som claro e limpo. 1 toque por nota exige treino, dedicação e muta paciência. Você sempre pode procurar um bom professor para te ajudar e fazer aulas de guitarra.

Abaixo segue um video do professor Guto Gabrelon que reforça bem o que falamos sobre treinar guitarra e descansar, confira também seu curso de guitarra.


Continue praticando guitarra até você quebrar as sua próprias barreiras. Em um dia pode parecer que você não progrediu nada, mas no outro, você estará se sentindo muito feliz com o progresso realizado na guitarra. Você precisa praticar guitarra com bastante afinco e treinar sua educação musical para retirar o máximo proveito deste texto.

Fontes deste artigo: 

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !