4 escalas que você deveria saber


Estas 4 escalas de guitarra deveriam estar na  sua cabeça e na ponta dos seus dedos.


Eu escrevi este artigo para ajudar alguns iniciantes que têm escrito para o Blog perguntando se há escalas de guitarra que dariam para tocar em quase todas as músicas e que sejam fáceis de decorar.

4-escalas-que-voce-deveria-saber

Tocar guitarra não é tão difícil, foi ouvindo discos de rock que eu aprendi a tocar guitarra de forma quase autodidata. Porém quando se trata de solos guitarra, existem 4 escalas de guitarra que podem ser aplicadas mais frequentemente do que qualquer outras. Elas são: a Escala Pentatônica Menor, a Escala Natural Menor, a Escala Maior e a Escala Pentatônica Maior.


4-escalas-guitarra

4 escalas de guitarra para você usar como Eddie Van Halen:
Acima estão os padrões mais comuns para cada tipo destas escalas. Este padrões de escalas de guitarra incluem uma nota tônica ou root se preferir assim, sempre localizada na 6ª corda e com marcação de bolinha branca nos desenhos que se repetem através de outras cordas.

Todos os exemplos estão na Chave de A ou Tonalidade A:
Como queira, pratique esses padrões de escalas de guitarra começando pela tônica e depois ascendendo para as notas mais agudas ou mais altas da escala. Em seguida, faça a escala ao contrário, ou seja: da nota mais alta para a mais baixa até chegar ao root ou tônica.

MP3-Audio-Drums-Kit


Afim de aprender a improvisar solos de blues e rock e usando uma linguagem simples e didática você deve conhecer bem estas 4 formas de escalas de guitarra.

Um monte de guitarristas de blues usam somente duas escalas pentatônicas e elas são as escalas: pentatônica maior e pentatônica menor.

Isto é válido para o rock também que se baseia em sua essência nas 4 escalas descritas acima.

Dominando estas 4 escalas de guitarra você conseguirá passear e improvisar por todo o braço da guitarra. Cada uma destas escalas dão uma sonoridade bem diferente da outra. Saindo de uma escala e entrando na outra é onde a mágica acontece. Aqui seria o lugar onde a beleza das notas aparecem.

Aprenda cada uma das escalas e toque sua forma em diferentes tonalidades, ou seja: em partes diferentes do braço da guitarra. Isso vai te gerar um monte de trabalho, mas também é prazeiroso e é importante que você domine estas escalas.

 31-acordes-de-brinde-Download

Boa sorte e divirta-se !

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !