Como limpar minha guitarra


A tarefa árdua de limpar a guitarra, contrabaixo ou violão com produtos caros ou baratos.


Além de eu mesmo e meu irmão tocarmos, tenho vários amigos que tocam instrumentos de cordas, seja: violão, guitarra ou contrabaixo. De vêz em quando surgem algumas divergências de como limpar sua guitarra ou contrabaixo. Conversando entre nós, descobrimos que certos modos são padrão para que sua guitarra ou contrabaixo mantenham-se afinados, limpos e com bom timbre.

como-limpar-guitarra

Existe no mercado um enxame de produtos destinados a limpar a guitarra, contrabaixo ou violão. A maioria das guitarras têm um acabamento brilhante, neste caso é mais fácil de limpar do que um acabamento fosco. Vamos ao que interessa !

Como limpar guitarra branca ou como limpar guitarra preta ? Como limpar a guitarra ou contrabaixo que possui acabamento brilhante ?

Como limpar sua guitarra ?
Sem querer fazer propaganda, mas fazendo; o WD-40 parece ser uma unamidade, porém se você usar qualquer outro produto, deixe sua solução nos comentários para discutirmos os prós e contras por favor, isso sempre ajuda.

Como limpar a guitarra corretamente ?
Use uma flanela limpa com WD-40 mas sem precisar encharcar, bastam leves aplicações na flanela e passar pelo corpo do contrabaixo ou guitarra sem forçar, não precisa esfregar ao máximo, se for o caso repita toda a operação para remover sujeiras.

O WD-40 abre o brilho e remove a sujeira e suor que deixamos no instrumento. O bom de se usar WD-40 é poder limpar quase toda a extensão de sua guitarra ou contrabaixo.

Logo a seguir pegue outra flanela seca e limpa e remova todo o excesso ou use simplesmente para abrir o brilho mais ainda. Eu já usei algumas pastas de limpeza, porém me deram muito, mas muito mais trabalho mesmo, e logo desisti.

Como limpar contrabaixo ou guitarra com acabamento fosco ou pintura fosca ?
Instrumentos de cordas como guitarras, contrabaixos e violões com acabamento fosco exigem um processo de limpeza mais delicado. Não use pastas de polir ou produtos comuns neste caso.

Se você usar você estará polindo a superfície do instrumento, e se seu instrumento for fosco você não quer isso certo ? Use apenas uma flanela seca para retirar a sujeira mais grossa para limpar uma guitarra fosca. Nada mais !

Ok, mas como limpar guitarra fosca ?
Sabe de uma coisa ? Eu tenho uma guitarra fosca com esse tipo de acabamento e não é uma boa idéia ficar limpando com muita frequência, pois o brilho começa a abrir normalmente, mesmo se você passar somente uma flanela seca sem produtos.

O Engraçado é que aonde meu ante-braço fica apoiado no corpo, apareceu um brilho como se eu tivesse polido, na verdade é do uso natural diário este polimento não intencional.


Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?


Como podemos limpar o braço da guitarra  de forma correta sem problemas ?

Como limpar braço da guitarra e os trastes da guitarra ?
Conforme você toca com sua guitarra ou contrabaixo, você já notou que cria-se uma gordura ou sujeira que fica acumulada na escala da guitarra.

A maioria desta gordura ou sujeira vem de nosssos dedos, mas é fácil de limpar se você for paciente. Precisamos só pensar nas escalas envernizadas e não envernizadas pois há diferenças.

limpar-escala-guitarra
exemplo de limpeza final do braço e trastes com uma flanela seca

Como limpar braço da guitarra sem acabamento ?
Braço sem acabamento significa sem laca ou verniz. Eu uso óleo de limão para hidratar a madeira e ao mesmo tempo limpar o excesso. O óleo de limão ajuda a não deixar ressecar deixando a madeira hidratada e sem riscos de abrir rachaduras, não é preciso encharcar o braço da guitarra, contrabaixo ou violão.

Como limpar braço da guitarra sem acabamento ?
Novamente, use uma flanela com algumas gotas de óleo de limão apenas e passe ao longo da escala, ao final, use uma flanela seca para retirar algum excesso e para polir. Não é preciso esfregar. Não esqueça de cobrir os captadores por favor.

Como limpar os trastes da guitarra ?
Comece por colocar fitas adesivas sobre a escala para proteger a madeira. Depois de colocada a fita, comece a limpar os trastes com uma palha de aço fina. Não use muita força e também não use qualquer óleo ou solvente, use a palha de aço completamente seca.

Cubra os captadores por favor, senão você terá trabalho em dobro com a foligem que sobra da palha sendo atraída para os imâs dos captadores de guitarra ou os captadores do contrabaixo.

limpar-trastes-guitarra
lembre-se de cobrir os captadores e use fita crepe para proteger a escala

Como limpar braço da guitarra com acabamento ?
Queremos lembrar aqui que o braço provavelmente é envernizado, coisa que não é muito comum, mas ainda assim há algumas guitarras ou contrabaixos assim. Novamente use uma flanela levemente embebida com WD-40 e passe na escala, nada de usar força descomunal aqui, queremos apenas tirar o excesso de gordura e sujeira.

Muito mais que um metrônomo, um baterista ! Você conhece o MP3 Audio Drums Kit ?


Depois limpe com uma flanela seca ao final.

Como limpar os trastes da guitarra ?
Limpe os trastes da mesma forma recomendada acima e durante a limpeza dos trastes cubra os captadores até o processo final de limpeza.

limpar-braço-guitarra-acabamento:
limpeza final com uma flanela seca, sem usar força

Dicas gerais para usar no dia-adia com sua guitarra:
Sei que parece óbvio para a maioria aqui, mas não deixe sua guitarra exposta ao sol por favor. Se deixar exposta, alguma parte do corpo ou braço irá empenar e ou rachar.


Não deixe em ambientes muito quentes nem muito frios, quando digo isso, é porque já vi guitarras e contrabaixos guardados na cozinha perto do fogão ou dentro da mala de um carro estacionado ao sol do Rio de Janeiro no verão. Eu vi sim !!!

Preocupe-se também com excesso de umidade, mas não fique paranóico com nada disso. Quando eu morei em Portugal o inverno era rigoroso, e, não tinha muito o que eu pudesse fazer para manter a guitarra estável, eu mantinha sempre a guitarra no case com silica gel para absorver a umidade.

O problema aqui é que madeira torna-se macia e inchada caso haja exposição por longos períodos, eu tinha de trocar periódicamente os saquinhos de silica gel para isso não acontecer.

ebook-grátis-31-acordes


É normal que quando você toca em vários lugares, na maioria das vezes não dá para ficar pensando onde colocar a guitarra, contrabaixo ou violão apoiados. Mas seria bom se você desse atenção a isso um pouquinho e escolhesse alguns locais para deixar seu instrumento apoiado.

"Excelente video que ajuda a deixar sua guitarra de cara nova"




Use um suporte, mesmo que seja o mais barato que você puder comprar e compre um case ou bag, use também a silica gel que você pode comprar em saquinhos e é barato.

Eu não sou luthier, mas conversando com amigos do ramo e fazendo o trabalho de casa direitinho, dá pra mantêr o instrumento saudável por um bom tempo, e isto em tempos de crise econômica é ótimo. 

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !